quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Saúde Venosa


Saúde Venosa

Pesquisei na internet sobre saúde venosa e encontrei um texto muito esclarecedor descrevendo a doença venosa crônica e suas principais formas de tratamento e prevenção. A doença venosa é muito comum em mulheres, especialmente as que ficam muito tempo em pé ou sentadas e naquelas com histórico familiar. Pode também acometer homens nas mesmas circunstâncias citadas acima.

Veja abaixo mais sobre o assunto e o link:



Definição de IVC

A insuficiência venosa crónica (IVC), também denominada doença venosa crónica (DVC), é uma patologia causada por válvulas débeis, desgastadas ou danificadas nas veias das pernas.
Antes de descrever como esta doença se desenvolve, lembramos: As artérias transportam o sangue rico em oxigénio do coração para o resto do corpo, enquanto que as veias devolvem o sangue pobre em oxigénio ao coração. O sangue circula para os pulmões, onde os glóbulos vermelhos libertam ácido carbónico e recebem oxigénio, de modo que o sangue recupere a sua cor vermelho vivo e continue o círculo de distribuição e fornecimento de vida. As veias têm uma característica especial, i.e. a presença de um sistema de válvulas - ou abas num sentido único – resultando da adaptação do ser humano à posição de pé e impedindo o retorno do sangue aos pés. Graças às válvulas das veias, o sangue continua a fluir na direcção certa, dado que nas veias das pernas o sangue tem de contrariar a gravidade para regressar ao coração e as veias possuem uma parede muscular muito mais fina do que as artérias. Existe um outro mecanismo que também é muito útil para contrariar a gravidade: Ao caminhar, os vasos na planta dos pés são comprimidos e propulsionam o sangue no sentido ascendente. Esta actividade é assumida pelos músculos da barriga das pernas que, quando se contraem, permitem que o sangue seja bombado para cima. Este mecanismo é tão importante que por vezes lhe chamam o segundo coração.
Se as válvulas não estiverem a funcionar devidamente, o sangue tem dificuldade em circular no sentido ascendente contra a gravidade até ao coração. o aumento de pressão prolongado nas veias estira as válvulas, impedindo-as de fechar devidamente. Assim, o sangue reflui, entrando também nas veias mais pequenas e acumulando-se nos tecidos das pernas, o que causa tumefacção, também designada como edema. Outra consequência é a diminuição do fornecimento de oxigénio aos tecidos das pernas, provocando o sofrimento das células, com inflamação e dores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário