domingo, 5 de dezembro de 2010

Plano de aula sobre anúncios

O plano de aula abaixo é muito útil para auxiliar no raciocínio das crianças. Desenvolverá sua capacidade crítica de selecionar e comparar objetos e seus respectivos valores.

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
■ Compreender o que é anúncio e em que contexto é utilizado;
■ Reconhecer os anúncios nos espaços/ suportes acessíveis;
■ Desenvolver a percepção acerca dos recursos linguísticos e visuais utilizados nos anúncios e o modo pelo qual tais recursos seduzem os consumidores.
Duração das atividades
Aproximadamente cinco aulas de 50 minutos. Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Ler e interpretar pequenos textos.
Estratégias e recursos da aula
1 – O que é anúncio publicitário

OBJETIVO:

Compreender o que é anúncio publicitário e em que contexto é utilizado.

PROCEDIMENTOS:

- Selecione anúncios publicitários de diversos meios como jornal, folheto, revista etc. Dê preferência aos anúncios relacionados a produtos e serviços de interesse infantil, como o exemplo a seguir:



http://bluehand.jesse.pinheiro.nom.br/userfiles/23/image/superescova.jpg (Acesso em: 10/09/2010).

- Fixe os anúncios selecionados no quadro/lousa e apresente as seguintes perguntas aos alunos:

* Alguém sabe qual é o nome deste texto?

* Onde encontramos este tipo de texto?

* Qual a função, a finalidade de um anúncio?

* O que os anúncios querem falar ao leitor?

* Quais são as estratégias que os anúncios utilizam para apresentar o produto ao consumidor?

* Quais tipos de anúncios vocês conhecem?

* Alguém já comprou algum produto só porque viu um anúncio na TV?

*Temos que comprar tudo que se anuncia? Por quê?

Neste dialogo, é importante que os alunos compreendam que o anúncio publicitário é um gênero textual com propósito de divulgar um produto, uma ideia ou uma empresa ou serviço. A apresentação e a organização deste texto não possui uma estrutura única, definida. Normalmente, é um texto curto com um título, às vezes um subtítulo, que reforça o argumento do título e, por fim, o logotipo do anunciante. É bastante usual a presença de imagens, fotografias com elementos que reforçam ainda mais a marca, a ideia do produto. Todos estes recursos se articulam de uma forma bem criativa ao perfil do público ao qual o produto anunciado se destina.

2 – Anúncios nos espaços cotidianos.

OBJETIVO:

Reconhecer os anúncios nos espaços cotidianos.

PROCEDIMENTOS:

- Solicite que cada criança pesquise e leve para escola dois tipos de anúncio. Recolha este material e redistribua-o entre as crianças, que deverão se organizar em grupos de quatro.

O grupo deverá trabalhar para apresentar as seguintes informações:

■Produto divulgado;
■ Marca do produto;
■ Público a que se destina;
■ Quais estratégias foram utilizadas para tentar convencer as pessoas;
■ Qual anúncio o grupo considera melhor e por quê;
■ A opinião do grupo orientada pela pergunta: Vocês comprariam algum dos produtos apresentados? Justifique.
A apresentação desta atividade poderá ser em cartazes ou em fichas de registro como o modelo abaixo:




- Organize uma roda para que todos possam apresentar as observações. Dê uma atenção especial aos itens: estratégias utilizadas para convencer o consumidor e se comprariam algum dos produtos.

Dica: Repita esta atividade. Porém, deverá ser individual, de modo que a criança compare dois anúncios e registre.

- Prepare um Para Casa em que deverão identificar nas situações cotidianas, no mínimo dois recursos de anúncio publicitário diferentes dos já trabalhados (jornal, revista, folheto).

Os exemplos trazidos deverão abranger anúncios de rádio, televisão, Internet, entre outros.

- Prepare o retroprojetor e um computador com acesso a Internet e apresente os anúncios sugeridos nos links abaixo. Retome as questões já trabalhadas com os outros tipos de anúncio. Acrescente a esta reflexão o fato de estarmos sempre, e com variados recursos, sendo assediados por anúncios que, diversas vezes, nos levam a querer algo que não nos é útil ou mesmo necessário. Além disso, é importante perceberem que as crianças são os principais alvos.

Danoninho Ice (Acesso em: 10/09/2010)

Sustagem kids (Acesso em: 10/09/2010)

Coca-Cola (Acesso em: 10/09/2010)

3 – Compras no supermercado

OBJETIVO:

Desenvolver a capacidade de percepção crítica em relação às diversas formas de anúncio.

PROCEDIMENTOS:

- Oriente um Para Casa em que deverão fazer uma visita percorrendo todas as seções de um supermercado.

Nesta visita, devem pesquisar e registrar:

■ O que sentiram vontade de comprar só por ver;
■ Como e onde estes produtos estavam organizados;
■ A seção de guloseimas e brinquedos pareceu ser mais atraente que as demais? Por quê?
■ De que modo as embalagens e organização destes produtos ajudam a despertar nosso desejo?
■ Quais produtos encontramos nos caixas?
■ Por que estes produtos (chocolates, chicletes, chips, refrigerantes) além de terem uma seção própria , ficam disponíveis também nas filas dos caixas?
■ Durante a visita, viram alguma criança pedindo insistentemente alguma coisa aos pais ou mesmo chorando e fazendo pirraça?
Prepare um tempo da aula para que possam apresentar as observações e, sobretudo, o que acharam desta experiência reflexiva.

DICA: No caso de considerar muito inviável esta visita, apresente como proposta e trabalhe as questões a partir das experiências prévias que já possuem.

- Organize duplas e oriente que conversem por alguns minutos sobre tudo que foi estudado. Em seguida, deverão produzir um texto avaliativo sobre tudo que foi aprendido quanto à finalidade dos anúncios publicitários. Ainda neste texto, deverão dizer o que é importante levar em consideração antes de adquirir um produto.

DICA: Exponha estes textos no mural da sala.
Recursos Complementares
É importante que as crianças conheçam outros tipos de anúncios, como compra e venda em jornais.

Consulte as aulas sugeridas a seguir para dar continuidade ao trabalho.

Escrevendo um anúncio – (Acesso em: 11/09/2010).

Produzindo anúncios de classificados de jornal – (Acesso em: 11/09/2010).
Avaliação
A cada atividade realizada, o professor deverá observar e registrar a compreensão e o reconhecimento, dos alunos, quanto ao gênero. Neste processo, deve-se perceber e avaliar a evolução do espírito crítico da criança quanto à elaboração de suas observações sobre os materiais e conteúdos estudados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário